Apertar o pneu para saber se está cheio ou não.
A calibragem correta está escrita na lateral do pneu. Não coloque a pressão máxima especificada e procure manter o pneu sempre calibrado. Isso aumenta a vida útil da câmara e do pneu.
Ver se a ponta do selim está alinhada com o quadro e em paralelo com o chão.
Não pode estar nem para baixo, nem para cima, tampouco para o lado.
O selim tem que estar completamente fixo - não pode mudar de posição.
Dê uns murros na ponta para baixo e para os lados - o selim não pode se mexer. Caso mexa é necessário apertar o parafuso que está debaixo do selim ou o grampo do canote de selim.
Acionar com força o freio dianteiro e chacoalhar o guidão para frente e para trás. Se houver um barulho de cleque-cleque ou movimentação suspeita é porque a caixa de direção deve estar solta.
Acionar com força os freios e empurrar a bicicleta para frente com vontade - a roda da bicicleta não pode girar. Caso gire, os freios estão mal regulados.
Girar as rodas para ver se elas giram soltas. Se raspam na sapata do freio e param rápido é necessário fazer uma centragem da roda ou ajuste do freio.
Se ao girar a roda, o aro estiver centrado, as sapatas não rasparem no aro e mesmo assim a roda não girar livremente provavelmente é necessário ajuste nos cubos.
Se as rodas giram sem problemas, os pneus calibrados e mesmo assim a bicicleta parece mais pesada do que deveria, é provável que o movimento central esteja mais apertado do que deveria.
Ouvir a bicicleta enquanto pedala: quando bem ajustada e regulada não faz qualquer barulho.
Bicicletas de alumínio, em especial, mostram barulho de qualquer folga ou desajuste. Talvez os cleques cleques venham das blocagens (travas rápidas) pouco apertadas. Veja a pressão das blocagens das rodas e do canote de selim.
Se você não for capaz de descobrir o que faz barulho com a bicicleta rodando, mexa parte por parte da bicicleta até descobrir onde está a folga.
Verifique se não há amassados ou rachaduras. Qualquer anormalidade no guidão, garfo ou pedais só volte a usar a bicicleta depois da troca da peça.
Acionado o passador, a marcha tem mudar de maneira rápida e precisa. Não pode pular ou fazer barulho de estar raspando.
É extremamente importante manter todos refletores sempre limpos e alinhados para frente e para a trás. Não se esqueça dos refletores de roda e pedais. A maioria dos acidentes acontece porque o ciclista se torna invisível no escuro e refletores pode ser a diferença entre vida e morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário